Novo olhar

Fiquei pensando em como entender esse tempo que estamos vivendo. O mundo fechando suas fronteiras, incertezas na economia e trabalho, alguns tendo experiências boas em meio ao caos, outros sofrendo privações e perdas, aumento da violência doméstica em contraste com o aumento da convivência familiar em harmonia, entre outras tantas situações. Então, fiz algumas considerações, e ultimamente tenho pensado na maneira correta de olhar, seja agora, seja para o futuro, pois nossas agendas foram mudadas ou afetadas, mas o futuro nos espera, e a maneira como vemos hoje pode determinar como estaremos amanhã.

Nos últimos três meses tenho meditado no livro de Mateus e nos primeiros capítulos vem contando quando Jesus começou seu ministério público, indo por toda a Galileia ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando; sua fama logo se espalhou por toda Síria, e grande multidão veio até ELE. Essa multidão era de enfermos, pessoas atormentadas, possuídos de demônios, lunáticos, paralíticos, todos em busca de cura, todos buscando suprir suas necessidades e acabar com as dores. (Mateus 4. 23-25)

Vendo as multidões, Jesus sobe a um monte e se senta (Mateus 5.1), penso que ELE estava vendo muito mais do que posso imaginar, ELE olhou para a situação de uma maneira muito mais profunda, por isso o discurso tão poderoso, tão cheio de autoridade, que conhecemos como “SERMÃO do MONTE” ou “BEM AVENTURANÇAS”

O olhar para essas pessoas que estavam no monte diante DELE era sobre “serem abençoados”, “chamados para pensar no próximo” “estar no secreto com DEUS” “verdadeira generosidade” e tantos outros ensinamentos preciosos, como se ELE estivesse falando que não estava alheio ao sofrimento, mas que nem mesmo o sofrimento era em vão, ELE traz um novo olhar, desviando das necessidades individuais, sofrimento ou dores, e vai trazendo a mente das pessoas para algo mais profundo, chamando a atenção para a condição do coração, das motivações, do relacionamento com DEUS e com o próximo.

Um dos aprendizados importantes desse tempo é que precisamos olhar para DEUS, tudo que estamos sendo privados, seja saúde, trabalho, família e até a própria vida, é transitório, incluindo essa pandemia, como foi com a gripe espanhola e tantos outros males que sobreveio a humanidade, e quem permanece é DEUS, na SUA soberania regendo a história, não entendemos tudo agora, mas entenderemos depois.

Sou levada a crer com mais intensidade que estamos sendo “chacoalhados”, onde tudo que é passageiro está perdendo espaço para o que realmente importa, onde pecados estão sendo expostos para gerar arrependimento e transformações, onde a soberba e orgulho estão levando alguns ao fundo do poço e assim só ter a opção de olhar para cima para encontrar salvação, e onde encontramos a oportunidade de reconhecer que estar diante de DEUS é suficiente para nós.

Meu convite é para colocarmos nossos olhos em CRISTO, aprendermos a olhar como ELE vê, além das situações, encontrar as bênçãos que vão nos manter firmes em meio as tempestades da vida, e permanecermos na Fé, Esperança e Amor.

Por Andreia Vieira
Jocum Carioca / Rio de Janeiro (Brasil)

Categories:

2 Responses

  1. “Tudo que é passageiro está perdendo espaço para o que realmente importa”. Esses dias nos despertaram para um verdadeiro relacionamento com Deus e com nosso próximo pelo amor de Jesus!

Deixe uma resposta