Esperança e Confiança

Quando ouvimos que o vírus já estava aqui em Angola, não havia mais o que fazer, pois as decisões mundiais já haviam sido tomadas.

Todos os países teriam que estar de quarentena, inclusive a minha pequena nação na África. Nessa altura não se entrava e nem saia e nenhum voo podia sobrevoar o país carregando pessoas, as ruas ficaram desertas e o nosso governo foi obrigado pelos grandes a fazer um decreto cujo principal conteúdo era de “parar tudo”. Isso é magnífico, pois a principal característica do vírus é o seu rápido contágio, entretanto como solucionar as objeções causadas pelo efeito do “parem tudo”?

Como resolver o impacto que isso teve na economia nacional? Sendo que não existe produção interna capaz de suprir a demanda. As mamas zungueiras que dependem do que vendem no dia para alimentar a família com agregado vasto. Como solucionar os problemas de outros doentes no hospital, que dependem do irmão moto táxi para comprar o medicamentos?

Nós como nação, não temos estrutura para suportar a devastação deste vírus, devastação tanto no sentido de saúde, bem como no impacto que teve em outras áreas  da sociedade, como está acontecendo em outros países. Portanto isso faz-nos esperar apenas em Deus, se nossa esperança é baseado em nós, então falhamos, porque auto confiamos na nossa capacidade de resolução.

Vemos aqui uma relação entre esperança e confiança. São duas palavras interligadas, pois não se pode ter esperança sem confiança. Para o mundo, a sua confiança esta em si mesmo, nos cientista, nos médicos e portanto aí está sua esperança falível. Mas a esperança é posta em um objeto falho (homem), no entanto nós depositamos nossa esperança em quem não pode falhar, nem mentir, sendo assim a nossa esperança é maior do que a deles.

Nossa esperança não é imediata, pois esperamos naque’Ele que não atrasa, não adianta, e nem é impotente para resolver a grande questão mundial. Ele atua com grande força e poder no tempo certo. Estamos apenas esperando o tempo certo de sua ação.

Ter  fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.

Santo Agostinho

Fé é confiança total em quem Deus é, Seu caráter imutável, Seu poder inconcebível, e Sua ação imensurável. É a dependência total a sua vontade ao seu beneplácito. É a esperança de que o futuro está em suas mãos e que n’Ele não há erro nem falha. É a compreensão que Ele tem uma vontade, seja esta de acordo com a nossa ou não. Fé é o conhecimento de quem Ele é e não necessariamente o que Ele faz.

Ter Fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nele escreva o que quiser, o contrário é exorcismo.

Por Carício Daniel (CDcufa)
JOCUM / Huambo (Angola)

Categories:

No responses yet

Deixe uma resposta